Conheça os 5 tipos de estoques mais utilizados para um e-commerce

Há um princípio fundamental que define um bom controle de estoque de e-commerce: tenha um estoque grande o bastante para atender à demanda e compacto o suficiente para não comprometer o orçamento em tempos de estagnação.

À primeira vista, pode parecer contraditório, mas o que esse princípio diz é que é preciso manter um estoque equilibrado e bem controlado. Não são raros os negócios que falham ao integrar o controle de estoque em seus processos por causa disso.

Para alcançar esse controle, é importante conhecer os tipos de estoques mais utilizados para e-commerces, de modo que você consiga escolher o que melhor se adapta ao seu negócio. Veja, a seguir, os 5 tipos de estoques disponíveis para um e-commerce:

1. Estoque físico único

Este tipo de estoque é semelhante ao de uma loja física, com produtos a pronta entrega de acordo com a demanda. Sua grande vantagem é permitir uma gestão única, já que todo o estoque fica concentrado em um único ponto de distribuição.

Por outro lado, essa gestão de estoque deve ser rigorosamente controlada, de modo a evitar perdas e minimizar possíveis falhas de logística. Isto é particularmente verdadeiro em relação ao prazo de entrega, pois, uma vez centralizado o estoque, a grande dificuldade fica em garantir agilidade e rapidez para fretes em regiões mais distantes.

2. Estoque descentralizado

Este também é um tipo de estoque físico. A diferença dele para o anterior é que aqui ocorre a descentralização dos pontos de distribuição, que podem estar espalhados por diversas regiões.

Seu ponto forte é justamente a velocidade na entrega e prazos menores, dependendo de quantos pontos de distribuição existam e se estão espalhados por todas as regiões do país. Outro fator positivo está nos custos com o transporte, já que o ponto de partida será sempre do estoque mais próximo do cliente.

Como contraponto, manter diversos estoques descentralizados aumenta, e muito, os custos com os espaços físicos necessários para a armazenagem dos produtos. Além disso, para manter o controle e a integração entre todos os pontos de estoque, faz-se necessária uma excelente gestão de logística.

3. Estoque compartilhado

Ideal para empresas que mantêm loja física e loja virtual ao mesmo tempo, o estoque compartilhado gera grande economia em termos de armazenagem, já que divide o mesmo espaço entre as duas modalidades.

Outro ponto positivo é conseguir fazer uma integração de gestão, já que estoques separados para a loja física e para a virtual demandariam também gerenciamentos separados para todos os produtos.

Porém, a gestão do estoque precisa ser muito bem executada de forma a garantir, por exemplo, que produtos indisponíveis não sejam vendidos, como no caso em que a loja física realiza a venda do último item e essa atualização não chega ao controle da loja virtual.

4. Estoque consignado

É uma ótima opção para comércios que estão vendendo produtos novos no mercado, que ainda não possuem estatísticas de vendas, já que consignar um produto significa que o varejista o mantém na loja por determinado período e, caso não haja vendas, devolve-o ao distribuidor.

Um tipo de comércio que utiliza bastante este recurso são as livrarias, especialmente com livros técnicos muito específicos ou de autores desconhecidos.

5. Estoque terceirizado

Há duas modalidades de estoque terceirizado: na primeira, o fornecedor é responsável tanto pelo estoque quanto pela entrega dos produtos, o que é conhecido como dropshipping. Apenas de não haver a necessidade de gestão de estoque, alguns cuidados devem ser tomados ao se trabalhar com o dropshipping.

O segundo caso é quando o fornecedor fica responsável pelo estoque, mas não pela entrega dos produtos ao cliente. Estes são entregues de acordo com a demanda ao lojista que se responsabiliza pelo envio do produto ao seu cliente. Este processo é chamado de cross docking, cuja gestão de logística é necessária, embora não exista o controle de estoque por parte do varejista.

São muitos os erros a serem evitados para não comprometer as vendas do seu e-commerce, mas saber escolher entre os tipos de estoques qual é o mais adequado para o seu negócio também é um fator crucial durante o processo.

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